Siga-nos:
 
HOME
O LABORATÓRIO
QUALIDADE E CERTIFICAÇÕES
EQUIPAMENTOS
EXAMES
ORIENTAÇÕES PARA COLETAS
CONVÊNIOS
RESULTADO DE EXAMES
DÚVIDAS FREQUENTES
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO
COLETA E AGENDAMENTO
INFORMATIVOS
DEIXE A SUA OPINIÃO
FALE CONOSCO
INFORMATIVOS
 
Busca

22/07/2008
Linfomas
 


O Linfoma é um tipo de câncer saguíneo considerada a quinta causa de morte em pacientes oncológicos atrás apenas do câncer de próstata, mama e tubo digestivo. O problema é que no Brasil, cada vez mais pessoas morrem e o governo sequer faz campanhas de conscientização. Pesquisas mostram que 74% da população mundial não sabem que linfoma é um tipo de câncer e mais de 30% desconhece a existência da doença.

Linfoma é o termo usado para designar os tumores cancerígenos no sistema linfático, formado por vasos finos e gânglios (linfonodos) que atuam na defesa do organismo levando nutrientes e água às células e retirando resíduos e bactérias. Esta doença pode ocorrer em qualquer faixa etária; no entanto, é mais comum na idade adulta jovem, dos 15 aos 40 anos, atingindo maior freqüência entre 25 a 30 anos.

Os órgãos e tecidos que compõem o sistema linfático incluem linfonodos, timo, baço, amígdalas, medula óssea e tecidos linfáticos no intestino. A linfa, um líquido claro que banha estes tecidos, contém proteínas e células linfóides. Já os linfonodos (gânglios) são encontrados em todas as partes do corpo, principalmente no pescoço, virilha, axilas, pelve, abdome e tórax; produzem e armazenam leucócitos denominados linfócitos. Por motivos ainda desconhecidos, em algum momento os linfócitos agrupados nos gânglios linfáticos começam a multiplicar-se e crescer de forma desordenada. Como resultado dessa desordem, haverá um excesso de produção desse tecido, dando origem ao linfoma. O linfoma se inicia a partir de linfócitos anormais. Eles podem se espalhar por meio do sistema linfático por muitas áreas do organismo e circular no sangue.


Quais os tipos existentes?

Existem duas categorias:
O linfoma de Hodgkin
O linfoma Não-Hodgkin.
Há dezenas de tipos de linfomas dentro dessas categorias - uma lista dinâmica, em atualização constante. O linfoma de Hodgkin é mais raro e atinge na maioria jovens e pessoas de meia idade. Já o Não-Hodgkin responde por 90% dos casos e atinge sobretudo pessoas com mais de 55 anos.

Causas e fatores de riscos:

A incidência anual de linfomas praticamente dobrou nos últimos 35 anos. Não se sabe ao certo quais são as razões para esse aumento. Verifica-se um aumento aparente de incidência do linfoma em comunidades predominantemente agrícolas. Estudos associam componentes específicos de herbicidas e pesticidas à ocorrência do linfoma, porém, em termos quantitativos, a contribuição de tais agentes para o aumento da freqüência do mesmo ainda não foi definida.

Na maioria das ocorrências, não é possível definir o que causou o linfoma. Mas já são conhecidos alguns fatores de risco para o surgimento da doença. Os principais são:

Sistema imune comprometido - Pessoas com deficiência de imunidade, em conseqüência de doenças genéticas hereditárias, uso de drogas imunossupressoras e infecção pelo HIV, têm maior risco de desenvolver linfomas. Pacientes portadores dos vírus Epstein-Bar e HTLV1 e da bactéria Helicobacter pylori (que causa úlceras gástricas) têm risco aumentado para alguns tipos de linfoma.

Exposição química - Os linfomas estão também ligados à exposição a certos agentes químicos, incluindo pesticidas, solventes e fertilizantes. Herbicidas e inseticidas têm sido relacionados ao surgimento de linfomas em estudos com agricultores e outros grupos de pessoas que se expõem a altos níveis desses agentes químicos. A contaminação da água por nitrato, substância encontrada em fertilizantes, é um exemplo de exposição que parece aumentar o risco de ocorrência.

Sintomas:

O principais sintomas são aumento dos linfonodos do pescoço, axilas e/ou virilha; sudorese noturna excessiva; febre; prurido (coceira na pele); e perda de peso inexplicada. A lista pode incluir outros sintomas que dependem da localização do tumor. Se a doença ocorre na região do tórax, por exemplo, os sintomas podem ser de tosse, falta de ar e dor torácica.


Diagnóstico:

São necessários vários tipos de exames para determinar o tipo exato de linfoma e esclarecer outras características, reunindo informações úteis para a escolha do tratamento mais eficaz. Os métodos utilizados são:
- Biópsia, ou retirada e análise de uma pequena porção de tecido, em geral linfonodos.
- Exames de imagem
- Estudos celulares, que incluem, entre outros, a análise de cromossomos. Novos testes, bastante promissores, surgem a partir de trabalhos com a análise do genoma.
Fonte: Laboratório Schell

VEJA TAMBÉM

22/07/2008 - Anemia Ferropriva
04/05/2009 - Teste do Pezinho
04/05/2009 - Sexagem Fetal
28/04/2010 - Aids
28/04/2010 - Infecção Urinária
28/04/2010 - Anemia
Veja Todos

CERTIFICAÇÕES
FALE CONOSCO
 
Seara: 49 . 3452 2144
Xavantina: 49 . 3454 1544
49 . 98418 0772
contato@laboratorioschell.com.br
ENDEREÇOS
Rua Sétimo Casarotto, 227, Centro, Seara / SC, CEP: 89770-000
Rua Celso Ramos, 163, Centro, Xavantina / SC, CEP: 89780-000
POSTOS DE COLETA
Rua Herculano Hercules Zanuzzo, 464, Bairro Industrial, Seara / SC, CEP: 89770-000

WhatsApp